A hotelaria hospitalar e o mobiliário

Você se sente bem dentro de um hospital? É provável que você, bem como muitas pessoas, responda que não. Isso é compreensível, considerando que não é um lugar que gostamos de estar, sendo geralmente associado com doença e morte. E é justamente esta percepção que a hotelaria hospitalar busca mudar. Por quê?

O fato é que o perfil do consumidor mudou. Hoje ele é mais exigente e informado sobre seus direitos, sendo que a internação precisa ser vista como um ato de acolher e hospedar. Então, inovar o espaço não é opcional para os centros de saúde que querem elevar a satisfação do paciente e seu diferencial competitivo no mercado. Saiba mais a seguir.

Vantagens da hotelaria hospitalar

Você sabe o que é hotelaria hospitalar? O livro “Gestão em hotelaria hospitalar”, de Marcelo Assad Boeger, dá a seguinte definição:

“A hotelaria hospitalar é o conjunto de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos assistenciais médicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internação”.

É lógico concluir então que investir em hotelaria hospitalar humaniza o espaço do centro de saúde, tornando-o mais acolhedor e confortável. Isso, por sua vez, aumenta o bem-estar do paciente, contribuindo para a sua recuperação. Mas não é só o paciente que ganha com esse investimento.

Quando um hospital deixa de ser frio e impessoal, o ambiente fica muito mais agradável. Isso também é sentido por acompanhantes, familiares e visitantes, e até mesmo pelos profissionais de saúde, gerando uma melhoria significativa de produtividade nas rotinas clínicas.

Dentre vários fatores que contribuem para essa transformação está a escolha do mobiliário. Não apenas hospitais como também casas de repouso, clínicas e consultórios podem sentir o efeito de móveis de qualidade no ambiente. Mas como acertar na escolha deste mobiliário?

Escolhendo o mobiliário para o setor de saúde

Comece avaliando o impacto que o seu ambiente deve causar nas pessoas. O conceito de hotelaria hospitalar envolve promover uma atmosfera mais leve e agradável a todos. Então, os móveis precisam ser confortáveis, ergonômicos e visualmente harmônicos, tendo um design moderno e convidativo. Evite cores escuras.

Em seguida, considere o aproveitamento do espaço físico e o uso contínuo do mobiliário. Por isso, opte por móveis sob medida, que irão otimizar o espaço, além de funcionais, resistentes e de fácil manutenção, oferecendo praticidade e economia em longo prazo.

Por fim, busque uma empresa sólida no mercado, que tenha expertise para projetar, fabricar e instalar mobiliário personalizado ao setor de saúde. Certifique-se de que os móveis sejam em MDF e que as ferragens e puxadores utilizados sejam de qualidade.

CONTE COM A TOKSTIL!