Escritórios e “fim da pandemia”: o que fazer?

Enfim, após 2 anos de pandemia, estabeleceu-se um cenário favorável para a flexibilização dos protocolos sanitários, considerando a melhora do cenário epidemiológico da Covid-19 no Brasil e no mundo. O uso de máscaras, por exemplo, que fazia parte da rotina dos trabalhadores brasileiros desde abril de 2020, deixou de ser obrigatório no dia 1º de abril de 2022. Mas será que realmente estamos no fim da pandemia?

Com o surgimento de novas variantes, como a subvariante da ômicron BA.2 na Europa e na Ásia, é evidente que a pandemia ainda não acabou. Além disso, a declaração de “fim da pandemia” é uma atribuição da OMS, que até o momento nem rebaixou a pandemia para endemia. Assim sendo, as medidas preventivas continuam importantes no ambiente corporativo, sejam obrigatórias ou não neste momento.

Note que alguns países que liberaram o uso de máscara e outras medidas de proteção, depois tiveram que retomá-las devido ao aumento no número de casos. Não sabemos se isso ocorrerá no Brasil. Mas é preciso adequar o escritório para as tendências do presente, enraizadas na pandemia, e prepará-lo para o futuro. Entenda como a seguir.

O ambiente de trabalho no presente

As empresas mais sólidas no mercado são as que valorizam o capital humano. E se dois anos de pandemia mudaram as pessoas, transformando hábitos, necessidades e prioridades (saúde, bem-estar, família e vida pessoal estão em alta), adaptar-se ao “novo normal” é uma questão tanto de empatia como de sobrevivência no mercado. Organizações com uma cultura rígida tendem a ficar obsoletas.

Seu negócio está em sintonia com a ressignificação do ambiente de trabalho? Isso significa reconhecer o crescimento e relevância do trabalho híbrido, que permite a vida profissional da sua equipe coexistir entre alguns dias no home office e outros no escritório, que agora é visto como espaço voltado ao networking e colaboração.

Pensando nisso, a tendência nos próximos meses envolve dar suporte ao trabalho híbrido, garantindo ambientes multifuncionais mais leves, com muito verde. E isso inclui deixar o espaço corporativo mais flexível e adaptável, permitindo rápidas mudanças no layout, conforme a necessidade da equipe. O que fazer?

Crie espaços móveis por meio de soluções de mobiliário sob medida com rodízios, tais como painéis e mesas. Assim, ficará super fácil deslocar os móveis e escolher a configuração ideal, cada dia da semana, transformando facilmente ambientes em um lugar de reunião, lazer ou brainstorming.

O ambiente de trabalho no futuro

A arquitetura corporativa na pandemia sofreu mudanças que, se forem mantidas no ambiente de trabalho, deixarão a empresa mais alinhada com as necessidades e tendências do futuro. Veja adequações que podem se tornar atemporais:

  • Áreas com maior distanciamento entre as mesas de trabalho;
  • Móveis que garantam o aproveitamento do espaço e que tenham o padrão ergonômico ideal para atividades de maior foco e produtividade;
  • Phone booths: salas privativas com tecnologia para videochamadas, possibilitando colaboração presencial e à distância;
  • Suporte para funcionários montarem seu home office, garantindo condições adequadas para o trabalho em casa, seja no padrão ergonômico da estação de trabalho ou no acesso à tecnologia;
  • Espaços Phygitais: espaços com integração entre o físico e o digital, ou seja, entre quem está na empresa e quem está atuando externamente.

Tenha um mobiliário com foco em pessoas

Repensar o layout corporativo nunca foi tão necessário. Então, pergunte-se: como a equipe vê o ambiente da empresa? Ele gera criatividade, descontração, engajamento e produtividade? Os colaboradores e clientes se sentem bem recebidos?

Escritórios modernos precisam de móveis modernos, capazes de ampliar o espaço, conectar pessoas, facilitar o trabalho e garantir conforto ergonômico. E claro, tudo isso levando em conta os protocolos sanitários ou medidas preventivas.

Portanto, conte conosco! As soluções de mobiliário da TOKSTIL são produzidas sob medida, com alto padrão de qualidade, e personalizadas conforme as necessidades do seu negócio.

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO