Dicas para home office na quarentena!

O ano mal começou e um cenário de pandemia e quarentena virou nossas vidas de cabeça pra baixo. De repente, como medida de prevenção, a maioria dos empresários e profissionais se vê obrigado a atuar home office, uma modalidade de trabalho que muitos ainda não tinham experimentado com tanta intensidade.

Conforme revelou a pesquisa da empresa de monitoramento de mercado Hibou, em parceria com a plataforma de dados Indico, de cada 10 brasileiros, 6 (59,9%) aderiram ao regime home office. Se você ainda está estranhando essa mudança na rotina, veja algumas dicas para manter o foco, a motivação e a produtividade, mesmo atuando em casa.

Preparando o seu home office

Trabalhar em casa ainda é estranho pra você? Seguem dicas úteis pra facilitar a adaptação:

  1. Escolha o ambiente ideal

É necessário se manter “isolado” do que pode interferir no seu trabalho. Escolha um local tranquilo, com boa iluminação e ventilação, que não atrapalhe as atividades dos outros e possa ser fechado. Caso seja possível, evite ficar próximo de aparelhos eletrônicos, como televisão e videogame.

  1. Crie condições para a produtividade

Seu ambiente precisa ser confortável, funcional, limpo e organizado. O mobiliário, por exemplo, deve ser compatível com as atividades exercidas, fornecendo o espaço necessário para tais, além de ergonômico e prático, evitando assim problemas de postura e facilitando o acesso a objetos de uso frequente.

E quando os móveis são personalizados sob medida, o espaço físico é mais bem aproveitado e fica ainda mais agradável, exclusivo e estimulante. Note o que diz, por exemplo, o microempreendedor Lucas O. Ornaghi, da L2O Social Media, que há mais de 4 anos atua em formato home office:

“A personalização do ambiente faz toda a diferença. Não ter conexão com o próprio espaço de trabalho tornaria tudo mais difícil. Por isso, procuro manter uma decoração afetiva em cada parte do ambiente, que inclui mesa, paredes e nichos. Ter uma mesa espaçosa com gaveteiro, uma cadeira ergonômica e um monitor ajustado na altura dos olhos ajuda a reduzir o desgaste do expediente. E dá mais prazer trabalhar quando tudo está limpo e organizado”.

Não menos importante é se certificar de que a estrutura tecnológica de hardware, software e serviços atendam bem às necessidades. Quando notebook e internet são lentos, por exemplo, comprometem consideravelmente a realização das tarefas e reuniões por videoconferência. Acessórios como headset, webcam, teclado, mouse e mousepad também devem estar em boas condições.

  1. Tenha disciplina e equilíbrio

Manter o mesmo ritmo de trabalho em casa exige esforço. Como sugestão, troque de roupa assim que acordar, pois isso ajuda a mente a entender a necessidade de comprometimento e foco, evitando o desânimo e a preguiça. Além disso, crie uma programação, com metas diárias de tarefas, e defina horários para início e fim do expediente, além de períodos para refeição e para pequenas pausas ou intervalos, que ajudam aliviar o estresse e recarregar as energias.

Lucas O. Ornaghi, já citado, alerta: “se você não estabelecer limites, ninguém vai estabelecer por você. Quem trabalha home office geralmente estica o expediente e trabalha mais. Quando isso se torna um hábito, o tempo dedicado à vida profissional toma o da vida pessoal, e isso começa a afetar a sua motivação e a qualidade de vida. É o equilíbrio que permite aproveitar o melhor do home office, que é a sua flexibilidade”. Por isso, respeite seus limites e se discipline.

O que a situação atual nos ensina?

Ninguém gosta de crise, mas situações incomuns como essa, que trouxe a necessidade de ficar em casa, acabam acelerando tendências. Segundo especialistas, essa modalidade de trabalho é um caminho sem volta.

A fundadora da Hibou, Lígia Mello, afirma que a situação atual, por causa do novo coronavírus, pode fazer com que as empresas comecem a adotar o home office como uma oportunidade de trabalho, mesmo após o período de quarentena. O motivo? A medida pode favorecer a relação tempo-dinheiro.

Portanto, invista no seu home office! Fazer isso vai ajudar você a enfrentar o presente e se preparar para o futuro. Conte com a TOKSTIL Móveis para planejar, fabricar e montar o mobiliário ideal para profissionalizar o seu ambiente de trabalho.

FALE CONOSCO!