Como adequar o escritório para o pós-pandemia?

O “novo normal” já chegou! Então, voltar ao escritório não é apenas uma questão de reabrir as portas e descartar o trabalho remoto. Embora a vacinação no Brasil tenha se acelerado e o fim da pandemia esteja se aproximando, é essencial repensar o espaço corporativo com foco nas novas necessidades das pessoas, de modo a garantir bem-estar, conforto, segurança e qualidade de vida para toda a equipe. E as empresas estão se movimentando nesse sentido.

Após tantas mudanças trazidas pela covid-19, não é difícil reconhecer que o retorno a elas exige repensar os espaços para uma nova dinâmica de trabalho. Este é, portanto, um momento de avaliação nesse sentido. Para isso, entenda a seguir qual é a realidade esperada no período pós-pandemia e quais mudanças serão indispensáveis para adequar o escritório em 2022, a fim de manter a sua operação produtiva.

Voltar ou não ao escritório

O isolamento social e a quarentena levaram a maioria das empresas a adotar o trabalho remoto, em home office, para seus colaboradores. Passados mais de um ano e meio de pandemia, muitas pessoas começaram a ver os benefícios desse modelo de trabalho, apesar dos desafios iniciais com a adaptação. Após tantos meses trabalhando com vestimenta mais casual e horários flexíveis, perto da família, evitando trânsito e o custo de deslocamento cada vez maior, será que elas querem voltar agora ao escritório?

Uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, em maio de 2021, com 581 profissionais dos EUA, aponta que, para 70% dos entrevistados, retornar ao escritório é algo estranho e difícil. Para 55%, a ideia de voltar ao escritório os deixa estressados.

Ao mesmo tempo, como vários estudos constatam, as organizações não saíram perdendo no quesito produtividade, pois os colaboradores trabalham até mais em casa. Por exemplo, um estudo feito no Brasil, em março, pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a EM Lyon Business School e a consultoria Grant Thornton, afirma que 58% dos participantes acreditam que sua produtividade aumentou. Assim sendo, por que voltar ao escritório?

Bem, para certas empresas, existem áreas que demandam mais a presença física da equipe, tais como comercial, engenharia e produção. Além disso, o trabalho remoto tem seus efeitos negativos, como a maior carga de trabalho e a falta da preciosa interação com outras pessoas para a troca de ideias. E nem todos gostam desse modelo de trabalho, talvez pela falta de estrutura adequada em casa ou pelos desafios para manter o foco.

Para que esses mundos coexistam sem danos para a empresa e a equipe, o modelo híbrido é visto como a solução ideal, combinando trabalho presencial em alguns dias da semana com remoto em outros. Será um caminho sem volta? Talvez. Segundo pesquisa da WeWork e da Workplace Intelligence, 53% dos colaboradores desejam trabalhar três ou mais dias em casa por semana.

Um novo olhar para o escritório

A tendência do trabalho híbrido tem levantado um novo e necessário olhar para o escritório. Note, por exemplo, o que Jessica Bowles, diretora de estratégia da incorporadora de imóveis comerciais Bruntwood, que opera no Reino Unido, disse à BBC:

“A maioria deseja (…) usar o escritório de maneira diferente. Isso significa mais espaço colaborativo, menos bancadas de mesas, lugares onde as pessoas podem se reunir, criar e inovar”.

Considere também o que disse Hilla Dotan, Professora Assistente da Faculdade de Administração – Programa Comportamento Organizacional da Universidade de Tel Aviv:

“Minha hipótese é que o lado social do trabalho se tornará mais importante. Este é o momento de dar aos funcionários a oportunidade de expressar como eles acham que o trabalho deveria ser feito, profissionalmente e socialmente”.

O que isso significa? Que o modo como as pessoas se relacionam com o trabalho mudou. É preciso criar incentivos para os adeptos do home office retornarem ao escritório, em vez de apenas obrigá-los a isso. Para isso, é essencial pensar nas experiências que são entregues e tornar mais atraentes os ambientes, fazendo o escritório parecer um espaço totalmente novo ao colaborador. Entenda como.

Mudanças no layout dos escritórios

As necessidades criadas pela pandemia envolvem, antes de tudo, manter a segurança de todos, no que diz respeito à saúde e à medida do distanciamento social, que deve prevalecer como procedimento interno. Então, o ideal será reposicionar o mobiliário, mantendo uma distância segura entre as estações de trabalho, e optar por espaços mais abertos, com luz e ventilação naturais, assim como por móveis mais versáteis e fáceis de limpar.

Uma vez atendida essa prioridade, o foco volta ao bem-estar do colaborador, que precisa ser atraído novamente ao escritório. Por isso é tão importante incorporar elementos da vida dentro de casa, onde a equipe esteve atuando nos últimos meses, ao ambiente corporativo. E os espaços de “descompressão”, talvez com sofás, poltronas, jogos, plantas e áreas externas com bastante verde, são uma excelente forma de fazer isso, criando um ambiente mais inspirador e descontraído, seja para momentos de pausa, estudo ou brainstorming.

Mas a ideia é levar o colaborador ao lazer ou ao trabalho? A ideia é humanizar o escritório para transformar positivamente a experiência da equipe, potencializando criatividade, foco, interação e resultados. Afinal, se o lar, um espaço informal, tem sido amplamente usado em atividades profissionais, por que não levar seu conforto para a empresa, fazendo dela um espaço mais colaborativo e estimulante, que favoreça a socialização e troca de ideias?

Com isso em mente, empresas que investirem na qualidade de vida de seus colaboradores no trabalho gerarão, como consequência, desenvolvimento humano. Este, por sua vez, aumentará a satisfação e produtividade da equipe.

Portanto, pense como a escolha do mobiliário pode afetar os novos objetivos do seu espaço, reduzindo o efeito desgastante da jornada de trabalho. Lembre-se de que trabalhar de forma produtiva, sem deixar de lado o bem-estar, é totalmente possível com móveis personalizados sob medida, que possam se adaptar ao novo layout híbrido.

Prepare-se para 2022! Garanta ambientes mais humanizados, seguros e ergonomicamente adequados para a volta dos colaboradores com o mobiliário de alto padrão da TOKSTIL. Na hora fazer os móveis do seu novo espaço corporativo, FALE CONOSCO!