A Importância da Ergonomia no Mobiliário

Você sabe o que é ergonomia? Trata-se de um termo derivado de duas palavras gregas: ergon (trabalho) + nomos (leis, normas ou regras). É fácil concluir, então, que a ergonomia estabelece normas para o trabalho. Ainda assim, veja a seguir duas definições importantes.

  • “Ergonomia é o estudo científico, da relação entre o homem, seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida”. – International Ergonomics Association (IEA)
  • “Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”. – Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO).

Resumindo, a ergonomia estuda as condições de trabalho, provendo orientações para adaptar o ambiente de modo a proteger a saúde física e mental dos que o utilizam. E números recentes indicam por que ela é assunto sério.

Por exemplo, o Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Só em 2017, a dorsalgia (famosa dor nas costas) foi a doença que mais afastou os brasileiros dos postos de trabalho – foram 83,8 mil casos! O resultado? De acordo com levantamento realizado em 2015 pelo IBGE, mais de R$ 10 bilhões são gastos anualmente pelas empresas devido ao absenteísmo, ou seja, funcionários ausentes por problemas como dor nas costas.

É aí que entra a NR17, Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece parâmetros para atender às “características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”. Dentre eles, o “Item 17.3 – Mobiliário dos postos de trabalho” chama atenção. Saiba mais a seguir.

 

Destaques da NR17 sobre mobiliário corporativo

De acordo com o item 17.3, bancadas, mesas, escrivaninhas e painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação, atendendo aos seguintes requisitos mínimos:

  • Ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
  • Ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
  • Ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.

Além disso, o Anexo II da NR17 estabelece parâmetros para atividades de telemarketing:

  • O monitor de vídeo e o teclado devem estar apoiados em superfícies com mecanismos de regulagem independentes;
  • Será aceita superfície regulável única para teclado e monitor quando este for dotado de regulagem independente de, no mínimo, 26 (vinte e seis) centímetros no plano vertical;
  • A bancada sem material de consulta deve ter, no mínimo, profundidade de 75 (setenta e cinco) centímetros medidos a partir de sua borda frontal e largura de 90 (noventa) centímetros que proporcionem zonas de alcance manual de, no máximo, 65 (sessenta e cinco) centímetros de raio em cada lado, medidas centradas nos ombros do operador em posição de trabalho;
  • A bancada com material de consulta deve ter, no mínimo, profundidade de 90 (noventa) centímetros a partir de sua borda frontal e largura de 100 (cem) centímetros que proporcionem zonas de alcance manual de, no máximo, 65 (sessenta e cinco) centímetros de raio em cada lado, medidas centradas nos ombros do operador em posição de trabalho, para livre utilização e acesso de documentos;
  • O plano de trabalho deve ter bordas arredondadas;
  • As superfícies de trabalho devem ser reguláveis em altura em um intervalo mínimo de 13 (treze) centímetros, medidos de sua face superior, permitindo o apoio das plantas dos pés no piso;
  • O dispositivo de apontamento na tela (mouse) deve estar apoiado na mesma superfície do teclado, colocado em área de fácil alcance e com espaço suficiente para sua livre utilização;
  • O espaço sob a superfície de trabalho deve ter profundidade livre mínima de 45 (quarenta e cinco) centímetros ao nível dos joelhos e de 70 (setenta) centímetros ao nível dos pés, medidos de sua borda frontal.

 

Quais são os benefícios de móveis ergonômicos?

Quantas horas o brasileiro trabalha por ano? Com base num levantamento de 2017 da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado pelo InfoMoney, são 1.920 horas por ano. Por que é importante pensar nisso?

Porque são em média 40 horas semanais, dentro do ambiente de trabalho, que podem ter um impacto positivo ou negativo na saúde, qualidade de vida e produtividade do colaborador. Por isso, quando o mobiliário é ergonômico, a jornada de trabalho é mais bem absorvida.

Considere alguns benefícios de móveis ergonômicos:

  • Oferecem conforto, bem-estar e segurança no local de trabalho, reduzindo a sensação de cansaço, dores, lesões, doenças ocupacionais, acidentes e afastamentos;
  • Os colaboradores têm mais saúde, disposição, autoestima, foco e produtividade;
  • Atendem à exigência legal da NR17, apoiando a gestão de pessoas e evitando demissões, processos judiciais e aposentadorias por invalidez.

Fica evidente então que garantir um ambiente ergonomicamente adequado é indispensável, independentemente do tamanho da empresa. Portanto, se o mobiliário do seu escritório, loja, consultório, clínica, hospital ou home office ainda não está adequado, conte com a TOKSTIL.

Projetamos, fabricamos e instalamos mobiliário sob medida para todos os segmentos do mercado, unindo o atendimento às normas de ergonomia a design moderno, funcionalidade e sofisticação. O resultado são ambientes laborais mais saudáveis e eficientes.

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